Recuperando Caminho padrão dos Macros (gms) do Coreldraw usando c#.
Como recuperar caminho dos macros no corel utilizando c#
Publicado: Modificado:
Vou demonstrar como é possível recuperar o caminho padrão dos macros utilizando o c#, este recurso pode ser útil para por exemplo criar instalador de macros mais dinâmicos que outros tipos de instaladores que o caminho é definido estaticamente.Passo 1 - Vamos recuperar as instalações do Coreldraw
Para isso vamos acessar o registro do windows usando o "namespace" "Microsoft.Win32", nesse "namespace" trabalharemos com a classe "Registry" para acessar a chave de registro "HKEY_CURRENT_USER\Software\Corel" que nos retornará chaves com as versões do Coreldraw instaladas no computador para o usuário atual.
Microsoft.Win32.RegistryKey key =Microsoft.Win32.Registry.CurrentUser.OpenSubKey("Software\\Corel\\CorelDRAW");
string[] keysName = key.GetSubKeyNames();
Com este código você obterá as versões, guarde os valores obtidos para uso futuro, pois no próximo passo não precisaremos do nome das versões somente da chave em si.
Passo 2 - Recuperando o caminho pelo Registro
Bom esse método não é totalmente funcional, pois esta chave do registro que abriga nosso caminho para os gms somente existirá se o usuário utilizou macro alguma vez em seu coreldraw, mas ainda possui uma vantagem ao método seguindo pois economiza processamento, vamos proceder.
Abriremos a chave (versão)\Draw\Application Preferences\VBA, para versões mais recentes do corel e (versão)\CorelDraw\Application Preferences\VBA, para versões mais antigas, utilize o método "OpenSubKey" da classe "RegistryKey" e recupere o valor,
key.OpenSubKey(17.0\\Draw\\Application Preferences\\VBA).GetValue("LastGMSFolder");
Como expliquei anteriormente esta chave pode não existir se o usuário nunca utilizou o "Docker Macro", então partiremos para o próximo passo caso este falhe.
Passo 3 - Recuperando o caminho com Instância do objeto "Application"
Teremos um pouco mais de processamento quando chegarmos até este momento, e nosso aplicativo poderá até parar de funcionar caso os recursos do computador estirem baixos, aqui temos vantagem e desvantagem.
As vantagens:
Sempre teremos o caminho dos macros mesmo que o usuário nunca ter utilizado macros.
As desvantagens:
Uso maior de processamento, podendo levar até a um eventual falha na aplicação.
Uso do .net 4 para dispensar as referências de dlls do CorelDraw, a adição dessas referências podem causar erros com diferentes versões do corel.
Para instanciarmos o objeto "CorelDraw.Application" vamos utilizar o tipo "dynamic" do .net 4, como isso dispensaremos as referências, o código é muito simples.
dynamic corelApp = Activator.CreateInstance(Type.GetTypeFromProgID("CoreDraw.Application"));
Teremos então a instância do corel padrão do computador, porém se quisermos trabalhar com outras versões precisamos modificar o código para
dynamic corelApp = Activator.CreateInstance(Type.GetTypeFromProgID("CoreDraw.Application.VER"));
onde o "VER" é a versão do corel "13","14","15","16","17", por exemplo.
Com a instância do corel criada podemos fazer muitas coisas e uma delas é recuperar o caminho dos macros.
string macroPath = corelApp.GMSManager.UserGMSPath;
então teremos o nosso resultado.
Com o objeto "Application" é possível realizar diversas tarefas, por exemplo, se você criou uma barra de tarefas customizada em uma dll, você pode adiciona-lá ao coreldraw facilmente, use o código para criar uma nova barra ao coreldraw.
corelApp.FrameWork.CommandBars.Add(barname).Controls.AddCustomControl(className, dllPath);
Onde
barname é o nome da barra a ser criada.
className é o "namespace"+nome de sua class.
dllPath é o caminho da dll incluindo o nome e a extensão.
Vale lembrar que um processo do corelDraw será executado no computador, então este será um método que pode demorar, meu conselho é coloca-ló em uma Thread separada para não travarmos a UI, e finalize essa thread ao termino do trabalho com a instância do corel para que o processo criado seja finalizado.
Criei meu próprio instalador, este é bem dinâmico instalando qualquer gms em qualquer versão do corel e qualquer sistema operacional.