Criando uma barra de comandos para CorelDraw com suas Macros 2
Este guia te levará a construção de uma barra de comandos para macros no coreldraw!
Publicado: Modificado:
Este guia te levará a construção de uma barra de comandos para macros no coreldraw, será utilizado o meu aplicativo CDRCommandBarBuilder, as barras de comandos gerada por ele utilizam o sistema de "Addons" do CorelDraw.
Com o sistema de Addon do CorelDraw fica mais fácil a distribuição de suas barras de comando, pois não dependem da customização da área de trabalho e os arquivos das macros (GMS) ficam alojadas na própria pasta do Addon.Para mais informações sobre "Addons" consulte o site do desenvolvedor da corel
Com a ferramenta CDRCommandBarBuilder você não precisará se preocupar com detalhes de construção de uma barra de comando fora do sistema de customização da interface de usuário do próprio CorelDraw e muito menos precisa construir suas próprias macros, podendo utilizar a ferramenta para criar sua barra de macros baixadas da internet por exemplo.
Não há necessidade de salvar customizações do Coreldraw criadas com o sistema de Addons, no momento de backup de sua área de trabalho, é até recomendado não salvar qualquer customização gerada por Addons, pode ocasionar a duplicação da customização no momento de restauração de sua área de trabalho com o arquivo de backup. Para melhor entendimento sobre o sistema de Addons https://bonus630.com.br/artigos/entendendo-o-sistema-de-addons-do-coreldraw/48.html
O que vamos precisar para começar?
- O aplicativo CDRCommandBarBuilder
- Arquivos de Macros (.GMS)
- Arquivos de Icones (.Ico/Images)
Os arquivos de Icones não serão obrigatórios, mas altamente recomendado o uso e condizente com a função da macro.Você pode ter um visão geral de icones aqui, se você pretende construir seus próprios icones e não sabe como começar.
Voltando ao arquivo de Macro (.GMS) este pode conter um projeto, e um projeto pode conter um ou vários módulos e um módulo pode conter uma ou várias macros.
Vamos começar!
Com seus GMS e icones prontos baixe o CDRCommandBarBuilder na sessão de "downloads".
O aplicativo possue algumas funções de somente estaram disponíveis em casos especificos.
- Botão "Send To", disponivel em privilegio de administrador e com CorelDraw "Acoplado".
- Botão "Install", disponivel em privilegio de administrador
Abra seu CDRCommandBarBuilder, primeiramente vamos dar um nome a nossa barra,
Agora vamos selecionar os arquivos GMS, utilize o botão "Add GMS Files" e selecione seus arquivos GMS, pode selecionar muitos arquivos de uma unica vez. Note ao lado a lista dos arquivos selecionados após confirmar no botão "OK", cada item da lista representa um arquivo e temos um botão para remover o arquivo da lista e o outro botão falaremos em breve.
Utilize o botão "Add Command" para adicionar comandos na sua barra, comandos não preenchidos devem ser apagados ao finalizar a criação da barra.Uma lista com os comandos será criada ao lado assim como a lista de GMS. Note também que temos um limite de 100 comandos por barra.
Cada comando adicionado com o botão não poderá ser adicionado a barra se ele não estiver "linkado" com um arquivo gms e seu campo "Command" não estiver preenchido. Estes são os requisitos obrigatorios para o comando que roda uma Macro no CorelDraw existir.
Vou detalhar cada coluna desta lista.
- Icone "V" em verde, indica que o comando está selecionado, você verá em breve o uso
- Caption, é o rótulo do comando
- Command, seu preenchimento é obrigatorio e segui o formato "Projeto1.Modulo1.Macro1" sem aspas, este exemplo se aplica na imagem 1 deste artigo.
- Enable, indica se o comando estará ativo na sua barra, true sempre ativo, false sempre inativo, *Bind(DataSource=AppDS;Path=DocumentAvailable) ativo quando um documento estiver aberto, uma boa escolha para macros que trabalham em cima de documentos
- Shortcut, atalho para ativar seu comando, cuidado para não conflitar com atalhos nativos do CorelDraw, utilize o guia de atalhos do @CorelNaVeia para não correr riscos, Atalhos com Shift ainda contém bug,
- Icon, botão para selecionar o icone do comando e visualiza-ló.
- Remove, deleta o comando, comandos em brancos precisam ser removidos
- Sinal, verde o comando está OK, vermelho ainda precisa ser completado
Para linkar um comando a um arquivo GMS utilize o botão "Link" na lista de GMS na parte superior, note que o comando deve estar selecionado para esse fim, os comandos selecionados ficam marcados com um icone "V" em verde na primeira coluna, visto na imagem acima. Muitos comandos podem ser linkados a um GMS visto anteriormente que um GMS pode ter projeto e o projeto pode ter modulos e modulos podem ter macros.
O botão linkar possue dois modos, o modo normal faz o link do GMS ao comando, e o modo "Acoplado" que link o GMS ao comando e gera uma lista das macros presentes no arquivo GMS na caixa "Command", dispensando a digitação manual do formato "Projeto1.Modulo1.Macro1". Para entrar no modo Acoplado é necessário ter uma cópia de uma versão do CorelDraw compativel com o aplicativo instalado na máquina, se esse requisito for atendido basta clicar no botão "Attach in a CorelDraw", se o resultado for positivo um rotulo com a versão do CorelDraw será visivel.
Como dito antes um arquivo GMS pode conter muitas Macros, com isso em mente, selecione muitos comandos e link o GMS para esses comandos, no modo 'Acoplado" a coluna 3 Command será preenchida e você poderá selecionar a Macro para cada Comando.
Agora os comandos em verde estão prontos, estes comandos foram linkados com o arquivo 2 da imagem 3. Faça o mesmo até ter todas suas macros associadas a um comando, o icone e o caption não são obrigatorios mas é recomendado adicionar.
Preenchendo os comandos e o nome da barra o botão para gerar a barra ficará disponível.
Temos que selecionar o tipo de saida do aplicativo, no combobox do lado do botão generate. Existe 3 tipos de saida neste momento.
- "With DataSource" - Um objeto DataSource será carregado, este objeto será responsavel por executar as macros, assim elas não serão carregadas pelo CorelDraw na inicialização, os arquivos GMS serão armazenados na pasta da barra sem a extensão .gms,.
- Loaded GMS (DynamicCommand) - As macros são armazenadas na pasta da barra com a extensão, as macros serão carregadas no CorelDraw normalmente, os botões da barra serão apenas atalhos.
- Create Setup - É similar ao item 1, porém é voltado para distribuição, já que utiliza DataSource, ocasionalmente pode ocorrer conflitos de DLL, isso é evitado compilando o DataSource na máquina cliente.
Clicando no botão você precisará informar uma pasta vazia, caso selecione uma pasta não vazia o aplicativo irá te questionar se quer apagar os arquivos nela contidos. Utilize um nome para sua pasta intuitivo que remete a sua barra, e recomendo não utilizar espaço e caracteres estranhos.
Se tudo ocorreu bem uma tela do prompt de comando será aberta informando algumas coisas, aguarde e na sua pasta será gerado os seguintes arquivos, caso tenha escolhido "With DataSource" ou "Create Setup"
- AppUI.xslt
- config.xml
- Coreldrw.addon
- GMSD9G18GDS.CorelAddon (este é um exemplo, este arquivo tem um nome diferente a cada geração de barra, mas sempre com o "GMS" no inicio e "DS.CorelAddon" no final), você não precisa deste arquivo se utilizar o botão "install" do aplicativo.
- Resources.dll
- table.89
- UserUI.xslt
- E seus arquivos GMS sem suas extensões de arquivo
Se sua escolha foi "Loaded GMS" seu lista de arquivos será.
- AppUI.xslt
- config.xml
- Coreldrw.addon
- Resources.dll
- UserUI.xslt
- E seus arquivos GMS sem suas extensões de arquivo
Pronto, sua barra está pronta!
Com sua barra pronta, basta copiar a pasta, sim a pasta, para a pasta "Addons" do seus CorelDraw, C:\Program Files\Corel\CorelDRAW Graphics Suite X8\Programs64\Addons, este é um exemplo do caminho para a pasta "Addons", este caminho é de uma instalação padrão no disco C:, com um CorelDraw X8 de 64 bits.
Caso você rodou o aplicativo com privilegio de administrado um botão "Send To" ficará visivel sendo assim possivel enviar a pasta para o CorelDraw "Acoplado".
Como compartilhar minha barra?
Basta enviar a pasta para a pessoa que deseja compartilhar, lembrando que não se pode remonear está pasta após a barra criada, então a pessoa precisará rodar o CDRCommandBarBuilder com administrador, selecionar a versão do CorelDraw, clicar no botão "Install" e selecionar a pasta da barra, no método "With DataSource".
No método "Loaded GMS", basta enviar a pasta e pedir para que seja copiada na pasta Addons do CorelDraw
Mo método "Create Setup" basta enviar o setup.
Posso salvar para continuar a construção da minha barra em outro momento?
Sim, CDRCommandBarBuilder contém um menu para salvar e carregar sua barra, o formato do arquivo é XML, ele será salvo como .bar para ficar distindo entre outros arquivos xml, mas pode ser editado como os demais.
Não entendi muito bem!
Quero personalizar este aplicativo ou corrigir bugs
https://github.com/bonus630/CustomCommandBarCreator