Entendendo o sistema de Addons do CorelDraw
Entendendo o sistema de Addons do CorelDraw
Publicado: Modificado:
O novo sistem de Addon do CorelDraw, implementado a partir da versão 17, é muito útil em diversas ocasiões.
- Criar novas funcionalidades
- Automatizar tarefas
- Customizar a UI (interface do usuário)
Um Addon para CorelDraw pode conter diversos tipos de arquivos, mas um arquivo é fundamental para o carregamento do Addon, o "CorelDrw.addon" é um arquivo sem conteudo, é utilizado somente para dizer ao coreldraw que a pasta pai é um addon.
Então para se carregar um addon no coreldraw so precisamos de dois passos:
- Criar uma pastas na pasta addons que se encontra dentro da pasta de binarios na raiz de instalação do coreldraw, por exemplo para o coreldraw x8 de 64bit instalado na pasta padrão teremos o endereço: C:\Program Files\Corel\CorelDRAW Graphics Suite X8\Programs64\Addons
- Dentro da pasta que você acabou de criar devesse criar um arquivo com o nome "CorelDrw.addon"
Feito isso o coreldraw irá carregar seu Addon. Mas este addon não terá utilidade nenhum precisamos adicionar outros tipos de arquivos na pasta, esta pasta pode conter dentre os mais comuns.
- Xslt (folha de estilo xml), define menus, barras de commando, caixas de ferramentas items e faz a customização da UI. Temos o "AppUI.xslt" e o "UserUI.xslt".
- Dll, biblioteca de classes, escritas em qualquer linguagem com suporte a com, bibliotecas .net podem conter elementos de UI que são carregados no componente interno do coreldraw chamado "wpfhost"
- Arquivos de imagem (PNG,JPEG etc)
- Arquivos de texto (xml, txt)
- Arquivos gms, estes são arquivos de macros criadas no editor de VBA do CorelDraw
- Arquivos rct, que são arquivos de recursos, nestes arquivos podemos colocar imagens, icones (.icon), cursores (.cur), strings entre outros
Com a combinação correta de todos os arquivos descritos é possivel criar novas funcionalidades e customizar a UI. Está é uma rápida introdução em breve teremos mais conteudo sobre o assunto.